A infertilidade atinge até 15% dos casais no mundo todo. O problema acontece quando a mulher não consegue engravidar após um ano ou mais de tentativa com atividade sexual regular e sem o uso de contraceptivos. Embora existam tratamentos da infertilidade, é muito importante que sejam feitos somente após aconselhamento médico criterioso, para evitar gerar expectativas e frustrações no casal. Continue a leitura e conheça mais sobre os tratamentos da infertilidade.
Principais tratamentos da infertilidade
O casal deve ter em vista que, mesmo com os tratamentos da infertilidade de alta tecnologia, um dos fatores mais importantes que determina a taxa de sucesso é a idade da mulher. A partir dos 35 anos, a fertilidade diminui em um terço. Os principais tipos de tratamento da infertilidade são:
Fertilização In Vitro (FIV) – a fecundação do óvulo pelo espermatozoide é feita fora do corpo da mulher. Os óvulos são removidos por aspiração e colocados juntamente com os espermatozoides do parceiro (ou doador) em um meio de cultura, onde a fecundação ocorre naturalmente. Em seguida, um ou mais óvulos fertilizados (embriões) são implantados dentro do útero. Este processo dura cerca de duas semanas. Após a espera, o médico deverá pedir um exame de sangue para verificar se o procedimento foi bem-sucedido.
Inseminação intrauterina – inserção de espermatozoides dentro do útero, geralmente, 36 horas após a ovulação. É uma técnica pouco invasiva, em que o embrião se desenvolve integralmente dentro da mulher.
Indução da ovulação – o objetivo é estimular a produção de óvulos durante o período fértil da mulher, quando o casal é orientado a ter relações. Procura-se aumentar a quantidade de FSH (hormônio folículo-estimulante), que incita o crescimento e maturação dos óvulos. Este processo também é considerado uma fase da fertilização in vitro e da inseminação intrauterina.
ICSI (injeção introcitoplasmática de espermatozoide) – é uma alteração da fecundação in vitro, mas insere apenas um espermatozoide em cada óvulo disponível. A técnica é indicada nos casos de problemas com a infertilidade masculina, quando a produção de espermatozoides é baixa ou nula.
Antes da realização do tratamento da infertilidade, é possível fazer uma análise dos cromossomos, estruturas onde estão todas as características genéticas, por meio da técnica de diagnóstico genético pré-implantacional. Neste método, é possível identificar doenças hereditárias e evitar o desenvolvimento da célula causadora. Converse conosco e saiba qual é o melhor tratamento para o seu caso.
Av. Dr. Cristiano Guimarães, 1060, Sala 20 - Planalto, Belo Horizonte - MG
CRM: 18621 Dra. Cássia Desiree Marra possui mais de 30 anos de experiência em ginecologia e obstetrícia com várias especializações em atendimentos voltados para a saúde da mulher.